LEI Nº 14.134, DE 8 DE ABRIL DE 2021
DOU
09/04/2021
Dispõe sobre as atividades relativas ao transporte de gás natural, de que trata o art. 177 da Constituição Federal, e sobre as atividades de escoamento, tratamento, processamento, estocagem subterrânea, acondicionamento, liquefação, regaseificação e comercialização de gás natural; altera as Leis nºs 9.478, de 6 de agosto de 1997, e 9.847, de 26 de outubro de 1999; e revoga a Lei nº 11.909, de 4 de março de 2009, e dispositivo da Lei nº 10.438, de 26 de abril de 2002.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a
seguinte Lei:
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º Esta Lei institui normas para a exploração das
atividades econômicas de transporte de gás natural por meio de condutos e de
importação e exportação de gás natural, de que tratam os incisos III e IV
do caput do
art. 177 da Constituição Federal, bem como para a exploração das atividades de
escoamento, tratamento, processamento, estocagem subterrânea, acondicionamento,
liquefação, regaseificação e comercialização de gás natural.
§ 1º As atividades econômicas de que trata este
artigo serão reguladas e fiscalizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás
Natural e Biocombustíveis (ANP) e poderão ser exercidas por empresa ou
consórcio de empresas constituídos sob as leis brasileiras, com sede e
administração no País.
§ 2º A exploração das atividades decorrentes das autorizações
de que trata esta Lei correrá por conta e risco do empreendedor e não
constitui, em qualquer hipótese, prestação de serviço público.
§ 3º Incumbe aos agentes da indústria do gás
natural:
I -
explorar as atividades relacionadas à indústria
do gás natural, na forma prevista nesta Lei, nas normas técnicas e ambientais
aplicáveis e nas respectivas autorizações, respeitada a legislação específica
sobre os serviços locais de gás canalizado de que trata o § 2º do art. 25
da Constituição Federal;
II -
permitir ao órgão fiscalizador competente o livre
acesso, em qualquer época, às obras, aos equipamentos e às instalações
vinculadas à exploração de sua atividade, bem como a seus registros contábeis.
Art. 2º O proprietário ou operador de instalações de
escoamento, processamento, transporte, estocagem e terminais de Gás Natural
Liquefeito (GNL) deverá disponibilizar, em meio eletrônico acessível aos
interessados, informações sobre as características de suas instalações, os
serviços prestados, as capacidades disponíveis, os dados históricos referentes
aos contratos celebrados, às partes, aos prazos e às quantidades envolvidas, na
forma de regulação da ANP.
Art. 3º Ficam estabelecidas as seguintes definições
para os fins desta Lei e de sua regulamentação:
I
- acondicionamento de gás natural: confinamento
de gás natural na forma gasosa, líquida ou sólida em tanques ou outras
instalações para o seu armazenamento, movimentação ou consumo;
II
- agente da indústria do gás natural: empresa ou
consórcio de empresas que atuam em uma ou mais das atividades da indústria do
gás natural;
III
- área de mercado de capacidade: delimitação do Sistema de
Transporte de Gás Natural onde o carregador pode contratar acesso à capacidade
de transporte nos pontos de entrada ou de saída por meio de serviços de
transporte padronizados;
IV
- autoimportador: agente autorizado a importar gás natural
que, nos termos da regulação da ANP, utiliza parte ou a totalidade do produto
importado como matéria-prima ou combustível em suas instalações industriais ou
em instalações industriais de empresas controladas e coligadas;
V
- autoprodutor: agente explorador e produtor de gás natural
que, nos termos da regulação da ANP, utiliza parte ou totalidade de sua
produção como matéria-prima ou combustível em suas instalações industriais ou
em instalações industriais de empresas controladas e coligadas;
VI
- balanceamento: gerenciamento das injeções e retiradas de
gás natural em gasoduto ou em sistema de transporte de gás natural com vistas
ao seu equilíbrio em determinado período de tempo e à execução eficiente e
segura dos serviços de transporte;
VII
- base regulatória de ativos: conjunto de ativos diretamente
relacionados à atividade de transporte de gás natural;
VIII
- capacidade de transporte: volume máximo diário de gás natural que o
transportador pode movimentar nos pontos de entrada ou de saída de um gasoduto
ou sistema de transporte de gás natural;
IX
- carregador: agente que utiliza ou pretende utilizar o
serviço de transporte de gás natural em gasoduto de transporte, mediante
autorização da ANP;
X
- certificação de independência do transportador:
procedimento para verificação do enquadramento do transportador nos requisitos
de independência e autonomia, consoante regulação da ANP;
XI
- chamada pública: procedimento, com garantia de acesso a
todos os interessados, que tem por finalidade estimar a demanda efetiva por
serviços de transporte de gás natural, na forma da regulação da ANP;
XII
- código comum de rede: conjunto de regras para promover a
operação, de forma uniforme, harmônica, eficiente, segura e não discriminatória,
dos sistemas de transporte de gás natural pelos transportadores;
XIII
- comercialização de gás natural: atividade de compra e venda de gás
natural;
XIV
- consumidor cativo: consumidor de gás natural que é atendido pela
distribuidora local de gás canalizado por meio de comercialização e
movimentação de gás natural;
XV
- consumidor livre: consumidor de gás natural que, nos termos da
legislação estadual, tem a opção de adquirir o gás natural de qualquer agente
que realiza a atividade de comercialização de gás natural;
XVI
- consumo próprio: volume de gás natural consumido exclusivamente nos processos
de produção, coleta, escoamento, transferência, estocagem subterrânea,
acondicionamento, tratamento e processamento do gás natural;
XVII
- distribuição de gás canalizado: prestação dos serviços locais de gás
canalizado consoante o disposto no § 2º do art. 25 da Constituição
Federal;
XVIII
- distribuidora de gás canalizado: empresa que atua na atividade de
distribuição de gás canalizado;
XIX
- entidade administradora de mercado de gás natural: agente habilitado para
administrar o mercado organizado de gás natural mediante celebração de acordo
de cooperação técnica com a ANP;
XX
- estocagem subterrânea de gás natural: armazenamento de gás natural em
formações geológicas produtoras ou não de hidrocarbonetos;
XXI
- gás natural: todo hidrocarboneto que permanece em estado gasoso nas condições
atmosféricas normais, extraído diretamente a partir de reservatórios
petrolíferos ou gaseíferos, cuja composição poderá conter gases úmidos, secos e
residuais;
XXII
- Gás Natural Comprimido (GNC): gás natural processado e acondicionado para o transporte
em ampolas ou cilindros à temperatura ambiente e a uma pressão que o mantenha
em estado gasoso;
XXIII
- Gás Natural Liquefeito (GNL): gás natural submetido a processo de liquefação
para acondicionamento e transporte;
XXIV
- gasoduto de escoamento da produção: conjunto de instalações destinadas à
movimentação de gás natural produzido, após o sistema de medição, com a
finalidade de alcançar as instalações onde será tratado, processado,
liquefeito, acondicionado ou estocado;
XXV
- gasoduto de transferência: duto destinado à movimentação de gás natural,
considerado de interesse específico e exclusivo de seu proprietário, com início
e término em suas próprias instalações de produção, coleta de produção,
transferência, estocagem subterrânea, acondicionamento e processamento de gás
natural;
XXVI
- gasoduto de transporte: duto, integrante ou não de um sistema de transporte
de gás natural, destinado à movimentação de gás natural ou à conexão de fontes
de suprimento, conforme os critérios estabelecidos nesta Lei, ressalvados os
casos previstos nos incisos XXIV e XXV do caput deste artigo,
podendo incluir estações de compressão, de medição, de redução de pressão, de
recebimento, de entrega, de interconexão, entre outros complementos e
componentes, nos termos da regulação da ANP;
XXVII
- gestor de área de mercado de capacidade: agente regulado e fiscalizado pela
ANP responsável pela coordenação da operação dos transportadores na respectiva
área de mercado de capacidade;
XXVIII
- indústria do gás natural: conjunto de atividades econômicas relacionadas com
exploração, desenvolvimento, produção, importação, exportação, escoamento,
processamento, tratamento, transporte, carregamento, estocagem subterrânea,
acondicionamento, liquefação, regaseificação, distribuição e comercialização de
gás natural;
XXIX
- mercado organizado de gás natural: espaço físico ou sistema eletrônico,
destinado à negociação ou ao registro de operações com gás natural por um
conjunto determinado de agentes autorizados a operar, que atuam por conta
própria ou de terceiros;
XXX
- plano coordenado de desenvolvimento do sistema de transporte: plano proposto
pelos transportadores que contempla as providências para otimização, reforço,
ampliação e construção de novas instalações do sistema de transporte, conforme
regulação da ANP;
XXXI
- plano de contingência: plano que estabelece os critérios para caracterização
de situações como de contingência, as regras de atuação dos agentes da
indústria do gás natural nessas situações, o protocolo de comunicação, a
prioridade de atendimento das demandas, entre outros;
XXXII
- ponto de entrega ou ponto de saída: ponto nos gasodutos de transporte no qual
o gás natural é entregue pelo transportador ao carregador ou a quem este venha
a indicar;
XXXIII
- ponto de recebimento ou ponto de entrada: ponto nos gasodutos de transporte
no qual o gás natural é entregue ao transportador pelo carregador ou por quem
este venha a indicar;
XXXIV
- processo de alocação de capacidade: processo ou mecanismo que estabelece a
ordem de prioridade e/ou a atribuição de capacidade entre carregadores
interessados na contratação de serviços de transporte em pontos de entrada e
saída de sistema ou gasoduto de transporte de gás natural;
XXXV
- programação logística: programação operativa realizada pelo transportador, em
atendimento às solicitações dos carregadores, com base nos contratos de serviço
de transporte, considerando, para todos os efeitos, o gás natural como bem
fungível;
XXXVI
- receita máxima permitida de transporte: receita máxima permitida ao
transportador a ser auferida mediante contraprestação de serviços de
transporte, estabelecida com base nos custos e despesas vinculados à prestação
dos serviços e às obrigações tributárias, na remuneração do investimento em
bens e instalações de transporte e na depreciação e amortização das respectivas
bases regulatórias de ativos, na forma da regulação da ANP;
XXXVII
- serviço de transporte: serviço por meio do qual o transportador se obriga a
receber ou entregar volumes de gás natural em atendimento às solicitações dos
carregadores, nos termos da regulação da ANP e dos contratos de serviço de
transporte;
XXXVIII
- serviço de transporte interruptível: serviço de transporte sem garantia firme
de recebimento ou entrega de volumes de gás natural, que poderá ser
interrompido pelo transportador nas situações previstas em contrato, nos termos
da regulação da ANP;
XXXIX
- sistema de transporte de gás natural: sistema formado por gasodutos de
transporte interconectados e outras instalações necessárias à manutenção de sua
estabilidade, confiabilidade e segurança, nos termos da regulação da ANP;
XL
- terminal de GNL: instalação, terrestre ou aquaviária, destinada a receber,
movimentar, armazenar ou expedir gás natural na forma liquefeita, podendo
incluir os serviços ou instalações necessários aos processos de regaseificação,
liquefação, acondicionamento, movimentação, recebimento e entrega de gás
natural ao sistema dutoviário ou a outros modais logísticos;
XLI
- transportador: empresa ou consórcio de empresas autorizados a exercer a
atividade de transporte de gás natural;
XLII
- transporte de gás natural: movimentação de gás natural em gasodutos de
transporte;
XLIII
- tratamento ou processamento de gás natural: conjunto de operações destinadas
a tratar ou processar o gás natural a fim de permitir o seu transporte,
distribuição e utilização;
XLIV
- unidade de liquefação: instalação na qual o gás natural é liquefeito, de modo
a facilitar seu acondicionamento e transporte, podendo compreender unidades de
tratamento de gás natural, trocadores de calor e tanques para acondicionamento
de GNL;
XLV
- unidade de regaseificação: instalação na qual o gás natural liquefeito é regaseificado
para ser introduzido no sistema dutoviário, podendo compreender tanques de
acondicionamento de GNL e regaseificadores, além de equipamentos
complementares;
XLVI
- zona de balanceamento: delimitação de gasoduto ou sistema de transporte de gás
natural dentro da qual serão apurados os desequilíbrios entre os volumes de gás
natural injetados e retirados.
§ 1º Os gasodutos não enquadrados nas definições
constantes dos incisos XXIV, XXV e XXVI do caput deste artigo,
incluídos os que conectam unidades de processamento ou de tratamento de gás
natural, de instalações de estocagem ou terminal de GNL a instalações de
transporte ou de distribuição, serão classificados nos termos da regulação da
ANP, observado o disposto no § 2º do art. 25 da Constituição Federal.
§ 2º Para fins do disposto nesta Lei, o gás que não
se enquadrar na definição de gás natural de que trata o inciso XXI do caput deste
artigo poderá ter tratamento equivalente, desde que aderente às especificações
estabelecidas pela ANP.
CAPÍTULO II
DO TRANSPORTE DE GÁS NATURAL
Seção I
Da Atividade de Transporte de Gás Natural
Art. 4º A atividade de
transporte de gás natural será exercida em regime de autorização, abrangidas a
construção, a ampliação, a operação e a manutenção das instalações.
§
1º A
ANP regulará a habilitação dos interessados em exercer a atividade de
transporte de gás natural e as condições para a autorização e a transferência
de titularidade, observados os requisitos técnicos, econômicos, de proteção
ambiental e segurança.
§
2º A
outorga de autorização de atividade de transporte que contemple a construção ou
ampliação de gasodutos será precedida de chamada pública, nos termos da
regulamentação da ANP.
§
3º Dependem
de prévia autorização da ANP a cisão, a fusão, a transformação, a incorporação,
a redução de capital da empresa autorizatária ou a transferência de seu
controle societário, sem prejuízo do disposto na Lei nº 12.529, de 30 de
novembro de 2011.
Art.
5º O
transportador deve construir, ampliar, operar e manter os gasodutos de
transporte com independência e autonomia em relação aos agentes que exerçam
atividades concorrenciais da indústria de gás natural.
§
1º É
vedada relação societária direta ou indireta de controle ou de coligação, nos
termos da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, entre transportadores e
empresas ou consórcio de empresas que atuem ou exerçam funções nas atividades
de exploração, desenvolvimento, produção, importação, carregamento e
comercialização de gás natural.
§
2º É
vedado aos responsáveis pela escolha de membros do conselho de administração ou
da diretoria ou de representante legal de empresas ou consórcio de empresas que
atuem ou exerçam funções nas atividades de exploração, desenvolvimento,
produção, importação, carregamento e comercialização de gás natural ter acesso
a informações concorrencialmente sensíveis ou exercer o poder para designar ou
o direito a voto para eleger membros do conselho de administração ou da diretoria
ou representante legal do transportador.
§
3º A
empresa ou o consórcio de empresas que tenham obtido autorização para o
exercício da atividade de transporte de gás natural até a data de publicação
desta Lei e não atendam aos requisitos e critérios de independência
estabelecidos no caput e nos §§ 1º e 2º deste
artigo terão que se submeter à certificação de independência expedida pela ANP,
nos termos de sua regulação, no prazo de até 3 (três) anos, contados da
publicação desta Lei, ou de até 2 (dois) anos, contados da edição de mencionada
norma, o que expirar por último.
§
4º A
certificação de independência de que trata o § 3º deste artigo terá validade
máxima até 4 de março de 2039.
Art.
6º O
transportador deverá permitir a interconexão de outras instalações de
transporte de gás natural, nos termos da regulação estabelecida pela ANP,
respeitados os direitos dos carregadores existentes.
Art.
7º
Será considerado gasoduto de transporte aquele que atenda a, pelo menos, um dos
seguintes critérios:
I
- gasoduto com origem ou destino nas áreas de
fronteira do território nacional, destinado à movimentação de gás para
importação ou exportação;
II
- gasoduto interestadual destinado à movimentação de
gás natural;
III
- gasoduto com origem ou destino em terminais de GNL e
ligado a outro gasoduto de transporte de gás natural;
IV
- gasoduto com origem em instalações de tratamento ou
processamento de gás natural e ligado a outro gasoduto de transporte de gás
natural;
V
- gasoduto que venha a interligar um gasoduto de transporte
ou instalação de estocagem subterrânea a outro gasoduto de transporte; e
VI
- gasoduto destinado à movimentação de gás natural, cujas
características técnicas de diâmetro, pressão e extensão superem limites
estabelecidos em regulação da ANP.
§
1º
Fica preservada a classificação do gasoduto enquadrado exclusivamente no inciso
VI do caput deste artigo que esteja em
implantação ou em operação na data da publicação desta Lei.
§
2º
Gasoduto e instalações enquadrados exclusivamente no inciso II do caput deste
artigo destinados à interconexão entre gasodutos de distribuição poderão ter
regras e disciplina específicas, nos termos da regulação da ANP, ressalvadas as
respectivas regulações estaduais.
Art.
8º Os
gasodutos de transporte somente poderão movimentar gás natural que atenda às
especificações estabelecidas pela ANP, salvo convenção em contrário entre
transportadores e carregadores, previamente aprovada pela ANP, que não imponha
prejuízo aos demais usuários.
Art.
9º A
ANP, após a realização de consulta pública, estipulará a receita máxima
permitida de transporte, bem como os critérios de reajuste, de revisão
periódica e de revisão extraordinária, nos termos da regulação, e essa receita
não será, em nenhuma hipótese, garantida pela União.
Parágrafo
único.
As tarifas de transporte de gás natural serão propostas pelo transportador e
aprovadas pela ANP, após consulta pública, segundo critérios por ela
previamente estabelecidos.
Art.
10. A
autorização para a atividade de transporte de gás natural somente será
revogada, após o devido processo legal e assegurado o contraditório, nas
seguintes hipóteses:
I
- liquidação ou falência homologada ou
decretada;
II
- requerimento da empresa autorizada;
III
- desativação completa e definitiva da instalação de
transporte;
IV
- descumprimento, de forma grave, das obrigações decorrentes
desta Lei, das regulações aplicáveis e dos contratos de serviços de transporte,
nos termos da regulação da ANP; e
V
- inobservância dos requisitos de independência e autonomia
estabelecidos nesta Lei e nas regulações aplicáveis.
§
1º
Quando necessário à manutenção do abastecimento nacional, a ANP poderá designar
outro transportador para operar e manter as instalações vinculadas à
autorização revogada até que ocorra a alienação dessas instalações.
§
2º Na
hipótese de que trata o § 1º deste artigo, o agente cuja autorização tenha sido
revogada fará jus a parcela da receita de transporte associada aos
investimentos realizados, nos termos da regulação da ANP.
§
3º Os
bens vinculados à atividade de transporte de gás não reverterão à União nem
caberá indenização por ativos não depreciados ou amortizados.
Art.
11. O
processo de autorização para construção de gasoduto de transporte deverá
prever, nos casos estabelecidos em regulamentação, período de contestação no
qual outros transportadores poderão manifestar interesse na implantação de
gasoduto com mesma finalidade.
Parágrafo
único.
Se houver mais de um transportador interessado, a ANP deverá promover processo
seletivo público para escolha do projeto mais vantajoso, considerados os
aspectos técnicos e econômicos.
Art.
12. A
ANP poderá, a qualquer momento, na forma da regulação, conduzir processo
seletivo público para identificar a existência de transportador interessado na
construção ou ampliação de gasoduto ou instalação de transporte, cuja
necessidade tenha sido identificada e que não tenha sido objeto dos planos
coordenados de desenvolvimento do sistema de transporte.
Parágrafo
único.
Fica assegurado o direito de preferência ao transportador cuja instalação
estiver sendo ampliada, nas mesmas condições da proposta vencedora.
Seção
II
Dos
Sistemas de Transporte de Gás Natural
Art.
13. A
malha de transporte poderá ser organizada em sistemas de transporte de gás
natural, nos termos da regulação da ANP.
§
1º Os
serviços de transporte de gás natural serão oferecidos no regime de contratação
de capacidade por entrada e saída, e a entrada e a saída de gás natural poderão
ser contratadas independentemente uma da outra.
§
2º As
tarifas nos sistemas de transporte de gás natural devem ser estruturadas pelos
transportadores, observados os mecanismos de repasse de receita entre eles,
consoante regulação da ANP.
§
3º O
cômputo da receita máxima permitida de transporte e o cálculo das tarifas de
transporte devem considerar a sinalização dos determinantes de custos
associados à área de mercado de capacidade e ao sistema de transporte, além de
incluir critérios de eficiência e competitividade, de acordo com a regulação
estabelecida pela ANP.
Art.
14. Os
transportadores que operem em uma mesma área de mercado de capacidade deverão
constituir gestor de área de mercado, nos termos da regulação da ANP.
Art.
15.
Constituem obrigações do gestor de área de mercado, sem prejuízo de outras que
lhe sejam atribuídas na regulação:
I
-
publicar, de forma transparente, informações
acerca das capacidades e tarifas de transporte referentes aos serviços de
transporte oferecidos;
II
-
conciliar os planos de manutenção das instalações
integrantes da área de mercado;
III
-
submeter o plano coordenado de desenvolvimento do sistema de
transporte de gás natural à aprovação da ANP;
IV
- submeter à aprovação da ANP os códigos comuns de redes e o
plano de contingência, elaborados de forma transparente e conjunta pelos
transportadores e carregadores; e
V
- assegurar a atuação conjunta, coordenada e transparente
dos transportadores para:
a)
oferecer, aos carregadores potenciais, serviços
de transporte padronizados na área de mercado de capacidade, de forma
transparente e não discriminatória, por meio de plataforma eletrônica conjunta;
b)
balancear as áreas de mercado de capacidade, de
forma a garantir integridade do sistema de transporte de gás natural;
c)
prestar serviços de transporte nas áreas de
mercado de capacidade de forma eficiente e transparente, em observância aos
códigos comuns de rede;
d)
calcular e alocar a capacidade de transporte dos
pontos de entrada e saída da área de mercado de capacidade, nos termos da
regulação estabelecida pela ANP;
e)
elaborar o plano coordenado de desenvolvimento
do sistema de transporte, na periodicidade determinada pela ANP;
f)
executar o plano de contingência de que trata o
art. 34 desta Lei; e
g)
atender de forma diligente a requisições de
informações do conselho de usuários.
§
1º O
gestor de área de mercado responderá perante a ANP pelo descumprimento das obrigações
previstas em lei e em regulação.
§
2º
Para fins de balanceamento das áreas de mercado de capacidade, os
transportadores poderão contratar serviços de armazenamento, acesso a terminais
de GNL ou outros serviços eventualmente necessários para essa finalidade, nos
termos da regulação da ANP.
§
3º O
plano coordenado de desenvolvimento do sistema de transporte terá como objetivo
o atendimento da demanda por transporte de gás natural no sistema de
transporte, a diversificação das fontes de gás natural e a segurança de
suprimento pelo prazo de 10 (dez) anos, conforme regulação da ANP.
§
4º
Incumbe à ANP a avaliação dos planos coordenados de desenvolvimento do sistema
de transporte de gás natural e, após realização de consulta pública, sua
aprovação.
Art.
16.
Instalações de transporte não integrantes de sistema de transporte de gás
natural poderão passar a integrá-lo após aprovação da ANP, precedida de
consulta pública.
Art.
17. Os
carregadores deverão constituir conselho de usuários para monitoramento do desempenho,
da eficiência operacional e de investimentos dos transportadores.
§
1º O
conselho de usuários deverá permitir representatividade de produtores,
autoprodutores, importadores, autoimportadores, comercializadores,
distribuidoras, consumidores livres e membros independentes, com a estrutura de
governança aprovada pela ANP.
§
2º As
informações necessárias para o monitoramento deverão ser requisitadas aos
respectivos gestores de áreas de mercado.
§
3º O
conselho de usuários deverá elaborar, periodicamente, relatório sobre as não
conformidades verificadas no exercício de sua competência e encaminhá-lo à ANP,
para fins de apuração e devidas providências.
Seção III
Do Acesso de Terceiros aos Gasodutos e da
Cessão de Capacidade
Art. 18. A ANP deverá regular e
fiscalizar o acesso de terceiros aos gasodutos de transporte e disciplinar a
cessão de capacidade mediante a fixação de condições e critérios para sua
liberação e contratação.
§
1º
Entende-se por cessão de capacidade a transferência, no todo ou em parte, do
direito de utilização da capacidade de transporte contratada.
§
2º A
regulação da ANP deverá estabelecer mecanismos compulsórios de cessão de
capacidade cuja necessidade de uso de forma continuada não possa ser comprovada
por seus contratantes.
§
3º A
ANP poderá estabelecer, para novos gasodutos que não integrem o sistema de
transporte de gás natural, período no qual o acesso não será obrigatório.
CAPÍTULO III
DA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE GÁS NATURAL
Art. 19. A empresa ou consórcio de empresas
constituídos sob as leis brasileiras, com sede e administração no País, poderão
receber autorização da ANP para exercer as atividades de importação e
exportação de gás natural.
Parágrafo único. O exercício das
atividades de importação e exportação de gás natural observará as diretrizes
estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE),
particularmente as relacionadas com o cumprimento do disposto no art. 4º
da Lei nº 8.176, de 8 de fevereiro de 1991.
CAPÍTULO IV
DA ESTOCAGEM SUBTERRÂNEA DE GÁS NATURAL
Art. 20. A empresa ou
consórcio de empresas constituídos sob as leis brasileiras, com sede e
administração no País, poderão receber autorização da ANP para exercer a
atividade de estocagem subterrânea de gás natural, e essa atividade deverá
ocorrer por conta e risco do interessado.
§
1º
Compete à ANP definir as formações geológicas e as regras para a outorga de
autorização de que trata o caput deste artigo.
§
2º Não
constitui atividade de estocagem subterrânea de gás natural, nos termos desta
Lei, a reinjeção de gás natural em reservatórios produtores com o objetivo de
evitar descarte ou de promover a recuperação secundária de hidrocarbonetos.
§
3º A autorização
para atividade de estocagem subterrânea de gás natural somente será revogada
nas hipóteses dispostas no art. 10 desta Lei.
Art.
21. A
ANP disponibilizará aos interessados, de forma onerosa, os dados geológicos
relativos às áreas com potencial para estocagem subterrânea de gás natural para
análise e confirmação de sua adequação.
§
1º A
realização das atividades de pesquisas exploratórias não exclusivas necessárias
à confirmação da adequação das áreas com potencial para estocagem dependerá de
autorização da ANP.
§
2º Os
dados obtidos nas atividades exploratórias de que trata o § 1º deste artigo
serão repassados, de forma não onerosa, para a ANP.
Art.
22.
Fica assegurado o acesso de terceiros às instalações de estocagem subterrânea
de gás natural, nos termos da regulação da ANP.
Parágrafo
único.
Caberá à ANP estabelecer o período em que o acesso às instalações não será
obrigatório, considerados os investimentos que viabilizaram sua implementação.
Art.
23. O
gás natural importado ou extraído nos termos das Leis nºs 9.478, de 6 de
agosto de 1997, e 12.276, de 30 de junho de 2010, e armazenado em
formações geológicas não constitui propriedade da União, a que alude o art. 20
da Constituição Federal.
§
1º O
armazenador de gás natural não poderá retirar da formação geológica volume de
gás natural superior ao originalmente armazenado.
§
2º A
infração ao disposto no § 1º deste artigo sujeitará o infrator às penalidades
de cancelamento automático da autorização e às penalidades previstas
no art. 2º da Lei nº 8.176, de 8 de fevereiro de 1991.
CAPÍTULO V
DO ACONDICIONAMENTO DE GÁS NATURAL
Art. 24. A atividade de
acondicionamento de gás natural será exercida por empresa ou consórcio de
empresas constituídos sob as leis brasileiras, com sede e administração no País,
por conta e risco do empreendedor, mediante autorização da ANP.
§
1º O
enchimento de gasoduto, bem como o aumento ou rebaixamento de pressão não se
enquadram como acondicionamento de gás natural.
§
2º O
acondicionamento de gás natural em tanques, na sua forma gasosa ou liquefeita,
será autorizado isoladamente ou no âmbito dos terminais ou plantas às quais
pertencem.
Art.
25. A
ANP regulará o exercício da atividade de acondicionamento para transporte e
comercialização de gás natural ao consumidor final por meio de modais
alternativos ao dutoviário.
§
1º
Entende-se por modais alternativos ao dutoviário a movimentação de gás natural
por meio rodoviário, ferroviário e aquaviário.
§
2º A
ANP articular-se-á com outras agências reguladoras para adequar a regulação do
transporte referido no § 1º deste artigo, quando for o caso.
CAPÍTULO VI
DOS GASODUTOS DE ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO E DAS
UNIDADES DE PROCESSAMENTO, TRATAMENTO, LIQUEFAÇÃO E REGASEIFICAÇÃO DE GÁS
NATURAL
Art. 26. Empresa ou consórcio de
empresas constituídos sob as leis brasileiras, com sede e administração no
País, poderão receber autorização da ANP para exercer as atividades de
construção, ampliação de capacidade e operação de unidades de processamento ou
tratamento de gás natural.
Parágrafo
único.
O exercício da atividade de processamento ou tratamento de gás natural poderá
ser autorizado para as empresas que atendam aos requisitos técnicos, econômicos
e jurídicos estabelecidos na regulação.
Art.
27.
Empresa ou consórcio de empresas constituídos sob as leis brasileiras, com sede
e administração no País, poderão receber autorização da ANP para construir e
operar unidades de liquefação e regaseificação de gás natural, bem como
gasodutos de transferência e de escoamento da produção.
Parágrafo
único. A regulação deverá disciplinar a habilitação dos interessados e as
condições para a outorga da autorização, bem como para a transferência de sua
titularidade, respeitados os requisitos de proteção ambiental e segurança das
instalações.
Art.
28.
Fica assegurado o acesso não discriminatório e negociado de terceiros
interessados aos gasodutos de escoamento da produção, às instalações de
tratamento ou processamento de gás natural e aos terminais de GNL.
§
1º O
proprietário da instalação terá preferência para uso da própria infraestrutura,
na forma da regulação da ANP.
§
2º Os
proprietários das instalações relacionadas no caput deste artigo
deverão elaborar, em conjunto com os terceiros interessados, observadas as boas
práticas da indústria e as diretrizes da ANP, código de conduta e prática de
acesso à infraestrutura, bem como assegurar a publicidade e transparência
desses documentos.
§
3º A
remuneração a ser paga ao proprietário de gasoduto de escoamento da produção, de
instalações de tratamento ou processamento de gás natural e de terminal de GNL
pelo terceiro interessado, bem como o prazo de duração do instrumento
contratual, serão objeto de acordo entre as partes, com base em critérios
objetivos, previamente definidos e divulgados na forma do código de conduta e
prática de acesso à infraestrutura de que trata o § 2º deste artigo.
§
4º Na
eventualidade de controvérsia sobre o disposto neste artigo, caberá à ANP
decidir sobre a matéria, considerado o código de conduta e prática de acesso à
infraestrutura de que trata o § 2º deste artigo, ressalvada a possibilidade de
as partes, de comum acordo, elegerem outro meio de resolução de disputas
legalmente admitido no Brasil.
§
5º O
acesso de terceiros a terminal de GNL situado em instalação portuária deverá
observar as regulações setoriais pertinentes.
CAPÍTULO VII
DA DISTRIBUIÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE GÁS
NATURAL
Art. 29. O consumidor livre, o autoprodutor ou o
autoimportador cujas necessidades de movimentação de gás natural não possam ser
atendidas pela distribuidora de gás canalizado estadual poderão construir e
implantar, diretamente, instalações e dutos para o seu uso específico, mediante
celebração de contrato que atribua à distribuidora de gás canalizado estadual a
sua operação e manutenção, e as instalações e dutos deverão ser incorporados ao
patrimônio estadual mediante declaração de utilidade pública e justa e prévia
indenização, por ocasião da sua total utilização.
§ 1º As tarifas de operação e manutenção das instalações
serão estabelecidas pelo órgão regulador estadual em observância aos princípios
da razoabilidade, da transparência e da publicidade e às especificidades de
cada instalação.
§ 2º Caso as instalações e os
dutos sejam construídos e implantados pela distribuidora de gás canalizado
estadual, na fixação das tarifas estabelecidas pelo órgão regulador estadual
deverão ser considerados os custos de investimento, de operação e de
manutenção, em observância aos princípios da razoabilidade, da transparência e
da publicidade e às especificidades de cada instalação.
§
3º
Caso as instalações de distribuição sejam construídas pelo consumidor livre,
pelo autoprodutor ou pelo autoimportador, na forma prevista nocaputdeste
artigo, a distribuidora de gás canalizado estadual poderá solicitar-lhes que as
instalações sejam dimensionadas de forma a viabilizar o atendimento a outros
usuários, negociando com o consumidor livre, o autoprodutor ou o autoimportador
as contrapartidas necessárias, sob a arbitragem do órgão regulador estadual.
Art.
30. É
vedado aos responsáveis pela escolha de membros do conselho de administração ou
da diretoria ou de representante legal de empresas ou consórcio de empresas que
atuem ou exerçam funções nas atividades de exploração, desenvolvimento,
produção, importação, carregamento e comercialização de gás natural ter acesso
a informações concorrencialmente sensíveis ou exercer o poder para designar ou
o direito a voto para eleger membros da diretoria comercial, de suprimento ou
representante legal de distribuidora de gás canalizado.
§
1º O
prazo para adequação aos requisitos estabelecidos nocaputdeste artigo será
de 3 (três) anos, contado da publicação desta Lei.
§
2º O
não atendimento ao disposto no § 1º deste artigo sujeitará o infrator às
penalidades previstas na legislação.
Art.
31. A
comercialização de gás natural dar-se-á mediante a celebração de contratos de
compra e venda de gás natural, registrados na ANP ou em entidade por ela
habilitada, nos termos de sua regulação, ressalvada a venda de gás natural
pelas distribuidoras de gás canalizado aos respectivos consumidores cativos.
§
1º A
ANP deverá estabelecer o conteúdo mínimo dos contratos de comercialização, bem
como a vedação a cláusulas que prejudiquem a concorrência.
§
2º
Poderão exercer a atividade de comercialização de gás natural, por sua conta e
risco, mediante autorização outorgada pela ANP, as distribuidoras de gás
canalizado, os consumidores livres, os produtores, os autoprodutores, os importadores,
os autoimportadores e os comercializadores.
§
3º Não
está sujeita a autorização da ANP a venda de gás natural, pelas distribuidoras
de gás canalizado, aos respectivos consumidores cativos.
§
4º A
comercialização de gás natural no mercado organizado de gás natural deve ser
efetuada por meio de contratos de compra e venda padronizados, nos termos da
regulação da ANP.
§
5º Os
contratos de comercialização de gás natural deverão conter cláusula para
resolução de eventuais divergências, podendo, inclusive, prever a convenção de
arbitragem, nos termos da Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996.
§
6º As
empresas públicas e as sociedades de economia mista, suas subsidiárias ou
controladas, titulares de concessão ou autorização ficam autorizadas a aderir ao
mecanismo e à convenção de arbitragem a que se refere o § 5º deste artigo.
§
7º Consideram-se
disponíveis os direitos relativos a créditos e débitos decorrentes da
celebração de contratos de compra e venda de gás natural de que trata este
artigo.
Art.
32. O
agente interessado em atuar como entidade administradora do mercado de gás
natural deverá celebrar acordo de cooperação técnica com a ANP, no qual serão
estabelecidas, no mínimo, as obrigações de:
I
-
facultar o acesso da Agência a todos os contratos
registrados no termos do art. 31 desta Lei;
II
- certificar-se de que os contratos estão aderentes à
regulação da ANP de que trata o art. 31 desta Lei;
III
- atender ao fluxo e ao sigilo de informações entre as
entidades administradoras do mercado e os gestores das áreas de mercado de
capacidade, nos termos da regulação.
Parágrafo
único.
A celebração de acordo de cooperação técnica com a ANP não afasta a
obrigatoriedade de atendimento da regulação nem a necessidade de autorização de
outros órgãos competentes.
Art.
33.
Caberá à ANP acompanhar o funcionamento do mercado de gás natural e adotar
mecanismos de estímulo à eficiência e à competitividade e de redução da
concentração na oferta de gás natural com vistas a prevenir condições de
mercado favoráveis à prática de infrações contra a ordem econômica.
§
1º Os
mecanismos de que trata o caput deste
artigo poderão incluir:
I
- medidas de desconcentração de oferta e de
cessão compulsória de capacidade de transporte, de escoamento da produção e de
processamento;
II
- programa de venda de gás natural por meio do qual
comercializadores que detenham elevada participação no mercado sejam obrigados
a vender, por meio de leilões, parte dos volumes de que são titulares com preço
mínimo inicial, quantidade e duração a serem definidos pela ANP; e
III
- restrições à venda de gás natural entre produtores nas
áreas de produção, ressalvadas situações de ordem técnica ou operacional que
possam comprometer a produção de petróleo.
§
2º A
ANP deverá ouvir o órgão competente do Sistema Brasileiro de Defesa da
Concorrência (SBDC) previamente à aplicação das medidas de que trata o § 1º
deste artigo.
CAPÍTULO VIII
DA CONTINGÊNCIA NO SUPRIMENTO DE GÁS NATURAL
Art. 34. Os transportadores, em conjunto com os
carregadores, deverão elaborar plano de contingência para o suprimento de gás
natural, consoante diretrizes do CNPE, e submetê-lo à aprovação da ANP.
§ 1º Entende-se por contingência a incapacidade
temporária, real ou potencial, de atendimento integral da demanda de gás
natural fornecido em base firme decorrente de fato superveniente imprevisto e
involuntário, em atividades da esfera de competência da União, que acarrete
impacto significativo no abastecimento do mercado de gás natural.
§ 2º Em situações de contingência, entende-se por
base firme a modalidade de fornecimento ajustada entre as partes pela qual o
fornecedor obriga-se a entregar o gás regularmente, enquadrado nesse conceito o
consumo comprovado dos fornecedores em suas instalações de produção, de
transporte, de processamento e industriais.
§ 3º O plano de contingência deverá dispor, entre
outros aspectos, sobre:
I
- medidas iniciais, quando couberem;
II
- protocolo de comunicação;
III
- medidas que mitiguem a redução na oferta de gás;
IV
- consumos prioritários;
V
- distribuição de eventuais reduções na oferta de gás de forma
isonômica, atendidos os consumos prioritários e respeitadas as restrições de
logística.
Art. 35. Os contratos de comercialização e de serviço
de transporte de gás natural deverão prever cláusula de observância compulsória
do plano de contingência, incluída a possibilidade de suspensão de obrigações e
penalidades em situações caracterizadas como de contingência.
Art. 36. Os gestores das áreas de mercado deverão
celebrar acordo de cooperação técnica com distribuidoras de gás canalizado
situadas nas respectivas áreas de mercado para atuação conjunta e coordenada e
para atendimento dos consumos prioritários de que trata o inciso IV do § 3º do
art. 34 desta Lei em situações caracterizadas como de contingência no
suprimento de gás natural.
Art. 37. A ANP estabelecerá procedimentos de
contabilização e liquidação, de aplicação compulsória a todos os agentes da
indústria do gás natural, destinados a quitar as diferenças de valores
decorrentes das operações comerciais realizadas entre as partes, em virtude da
execução do plano de contingência.
§ 1º Até o limite dos volumes contratados, os
fornecedores e transportadores afetados pela execução do plano de contingência,
mas não envolvidos na situação de contingência, têm assegurada a manutenção dos
preços contratados, ainda que venham a fornecer parte do volume ofertado a
outros consumidores ou distribuidoras.
§ 2º Fica facultada a utilização de entidade
existente para efetuar a contabilização e liquidação de que trata este artigo,
com os custos decorrentes da operacionalização suportados pelos agentes da
indústria de gás natural, nos termos da regulação da ANP.
Art. 38. A execução do plano de contingência será de
responsabilidade dos transportadores, coordenados pelos gestores das áreas de
mercado, com acompanhamento da ANP.
Parágrafo único. Caberá à ANP homologar
o início e o fim das situações de contingência.
Art. 39. O descumprimento das determinações do plano
de contingência implicará penalidades pecuniárias, correspondentes ao dobro do
prejuízo provocado, conforme apuração da ANP, a serem aplicadas ao agente
infrator e dele cobradas pela ANP.
Parágrafo único. A aplicação da
penalidade prevista neste artigo não elimina ou restringe o direito dos agentes
prejudicados pelo descumprimento do plano de contingência de exigir reparações,
na forma da legislação civil, perante o responsável, pelos eventuais prejuízos
causados.
Art. 40. A aplicação do plano de contingência não exime
o agente que deu causa ao prejuízo de ser responsabilizado por culpa ou dolo.
CAPÍTULO IX
DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS
Art. 41. Fica assegurada a manutenção dos regimes de
consumo de gás natural em unidades de produção de fertilizantes e instalações
de refinação de petróleo nacional ou importado existentes em 5 de março de
2009.
Art. 42. Fica assegurada a manutenção dos regimes e
modalidades de exploração dos gasodutos que, em 5 de março de 2009, realizavam
o suprimento de gás natural em instalações de refinação de petróleo nacional ou
importado e unidades de produção de fertilizantes.
Art. 43. Ficam ratificadas as autorizações para o
exercício da atividade de transporte de gás natural expedidas pela ANP até a
data de publicação desta Lei.
Parágrafo único. Ficam preservadas as
classificações dos gasodutos em implantação ou em processo de licenciamento
ambiental em 5 de março de 2009.
Art. 44. As novas modalidades de serviço de transporte
não prejudicarão os direitos dos transportadores decorrentes dos contratos
vigentes na data da publicação desta Lei.
§ 1º Os contratos de serviço de transporte vigentes
na data de publicação desta Lei serão adequados, no prazo de até 5 (cinco)
anos, contados da publicação desta Lei, ou de até 3 (três) anos, contados da
edição de mencionada norma, o que expirar por último, de modo a refletir os
novos regimes de contratação de capacidade, preservando a receita auferida
pelos transportadores com os respectivos contratos.
§ 2º A ANP poderá considerar, no processo de
definição ou revisão das tarifas de transporte, a compensação por eventuais prejuízos
às partes, desde que devidamente comprovados.
Art. 45. A União, por intermédio do Ministério de Minas
e Energia e da ANP, deverá articular-se com os Estados e o Distrito Federal
para a harmonização e o aperfeiçoamento das normas atinentes à indústria de gás
natural, inclusive em relação à regulação do consumidor livre.
Parágrafo único. Os mecanismos
necessários à implementação do disposto nocaputdeste artigo serão
definidos em regulamento.
Art. 46. Os arts. 2º, 8º, 8º-A, 23 e 58 da Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997, passam a
vigorar com as seguintes alterações:
"Art. 2º
..................................................................................................................
.........................................................................................................................................
XIV
- estabelecer diretrizes para o suprimento de gás natural nas situações
caracterizadas como de contingência, nos termos previstos em lei.
..............................................................................................................................."
(NR)
"Art. 8º
..................................................................................................................
.........................................................................................................................................
VIII
- declarar a utilidade pública, para fins de desapropriação e
instituição de servidão administrativa, das áreas necessárias à exploração,
desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural, bem como à construção de
refinarias, de unidades de processamento de gás natural, de instalações de
estocagem subterrânea, de dutos e de terminais;
..........................................................................................................................................
XIX
- regular e fiscalizar o acesso à capacidade dos gasodutos de transporte;
XX
- (revogado);
XXI
- (revogado);
XXII
- (revogado);
XXIII
- regular e fiscalizar o exercício da atividade de estocagem de gás natural e o
acesso de terceiros às instalações autorizadas;
XXIV
- (revogado);
XXV
- (revogado);
XXVI
- autorizar e fiscalizar a prática da atividade de comercialização de gás
natural;
...........................................................................................................................................
XXIX
- promover medidas para ampliar a concorrência no mercado de gás natural;
XXX
- regular, autorizar e fiscalizar o autoprodutor e o autoimportador de gás
natural;
XXXI
- estabelecer os procedimentos para as situações caracterizadas como de
contingência no suprimento de gás natural e supervisionar a execução dos planos
de contingência;
XXXII
- certificar transportadores quanto ao enquadramento em critérios de
independência e autonomia estabelecidos em regulação;
XXXIII
- regular e aprovar os planos coordenados de desenvolvimento do sistema de transporte
de gás natural, bem como fiscalizar a sua execução;
XXXIV
- regular, autorizar e fiscalizar o exercício da atividade de transporte de gás
natural com vistas ao acesso não discriminatório à capacidade de transporte e à
eficiência operacional e de investimentos;
XXXV
- estabelecer princípios básicos para a elaboração dos códigos de condutas e
práticas de acesso aos terminais de Gás Natural Liquefeito (GNL) e às
infraestruturas de escoamento, tratamento e processamento de gás natural.
..............................................................................................................................."
(NR)
"Art. 8º-A Caberá à ANP supervisionar a movimentação
de gás natural na rede de transporte e as medidas adotadas nas situações caracterizadas
como de contingência.
§ 1º (Revogado).
§ 2º
........................................................................................................................
..........................................................................................................................................
V
- estabelecer padrões e parâmetros para a operação e
manutenção eficientes do sistema de transporte e estocagem subterrânea de gás
natural.
................................................................................................................................"
(NR)
"Art. 23.
.................................................................................................................
..........................................................................................................................................
§ 3º Será dispensada da licitação prevista nocaputdeste
artigo a extração residual de hidrocarbonetos resultante do exercício da
atividade de estocagem subterrânea de gás natural, nos termos de regulação da
ANP." (NR)
"Art. 58. Será facultado a qualquer interessado o uso dos
dutos de transporte e dos terminais marítimos existentes ou a serem
construídos, mediante remuneração ao titular das instalações ou da capacidade
de movimentação de gás natural, nos termos da lei e da regulamentação
aplicável.
§ 1º A ANP fixará o valor e a forma de pagamento da
remuneração da instalação com base em critérios previamente estabelecidos, caso
não haja acordo entre as partes, cabendo-lhe também verificar se o valor
acordado é compatível com o mercado.
..............................................................................................................................."
(NR)
Art. 47. Os arts. 3º e 10 da Lei nº 9.847, de 26
de outubro de 1999, passam a vigorar com as seguintes alterações:
"Art. 3º ...................................................................................................................
..........................................................................................................................................
XX
- comercializar gás natural em desacordo com a legislação aplicável:
Multa
- de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de
reais)." (NR)
"Art. 10.
.................................................................................................................
...........................................................................................................................................
VI
- descumprir a regulação referente às normas de
independência e autonomia, editadas pela ANP, relativas ao transporte de gás
natural ou à influência dos agentes da indústria do gás natural na gestão das
distribuidoras de gás canalizado.
................................................................................................................................"
(NR)
I -
a Lei nº 11.909, de 4 de março de 2009;
II -
os seguintes dispositivos da Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997:
a)
inciso XXII do caput do art. 6º;
b)
incisos XX, XXI, XXII, XXIV e XXV do caput do art. 8º;
c)
§ 1º do art. 8º-A; e
III
-
o art. 16 da Lei nº 10.438, de
26 de abril de 2002.
Art. 49. Esta Lei entra em vigor na data de sua
publicação.
Brasília, 8 de abril de 2021; 200º da Independência e 133º
da República.
JAIR MESSIAS BOLSONARO
Anderson Gustavo Torres
Carlos Alberto Franco França
Bento Albuquerque