Bolsonaro diz que Brasil e Estados Unidos devem chegar a bom termo sobre exportação de aço

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou, em sua conta no Twitter, que vai restaurar as tarifas do aço e alumínio brasileiros e argentinos

Publicado: 04/12/2019

O presidente da República, Jair Bolsonaro, declarou nesta quarta-feira (4) acreditar que o Brasil e os Estados Unidos chegarão a um bom termo sobre a questão do aço. Na última segunda-feira (2), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou, em sua conta no Twitter, que vai restaurar as tarifas do aço e alumínio brasileiros e argentinos.

“Já temos todas as informações do que aconteceu e acredito que chegaremos a bom termo nessa questão”, afirmou em entrevista a jornalistas ao deixar o Palácio da Alvorada.

A medida seria uma reação americana à desvalorização das moedas locais do Brasil e da Argentina, que poderia prejudicar os agricultores norte-americanos.

No final de agosto deste ano, o governo dos Estados Unidos flexibilizou as importações quando decidiu que companhias norte-americanas que negociarem aço do Brasil não precisariam pagar 25% a mais sobre o preço original do produto, desde que provem que há ausência de matéria-prima no mercado interno. O Brasil está entre os principais fornecedores de aço e ferro para os Estados Unidos.

Fonte: gov.br