Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul promove debate em Brasília

Técnicos de cinco países analisam temas como integração regional e coordenação econômica

Publicado: 13/11/2019

Integração regional, coordenação econômica, desafios e fatores de estímulo comuns às economias do Mercosul são temas que estão sendo debatidos nesta semana nos dias 12 e 13 de novembro em Brasília, na reunião do “Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul e Estados Associados (GMM) “. Essa reunião antecede a cúpula de ministros de Economia e presidentes de Bancos Centrais, marcada para 4 de dezembro em Bento Gonçalves (RS).

Participam da reunião do GMM representantes de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia (esta última em caráter de estado em processo de adesão). A reunião ocorre sob a presidência pro tempore brasileira, vigente neste segundo semestre de 2019.

O grupo está discutindo estudos técnicos elaborados neste semestre, a partir da demanda dos respectivos ministros de economia e presidentes de bancos centrais dos países participantes. Além disso, estão sendo analisadas as respectivas conjunturas econômicas e procedimentos de harmonização de estatísticas econômicas entre os países.

Sobre o GMM
O GMM foi formalmente criado em 29 de junho de 2000, pelo Conselho do Mercado Comum (CMC), no âmbito da Reunião de Ministros de Economia e Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais realizada na cidade de Buenos Aires (Decisão CMC 30/2000).

O GMM funciona como espaço de diálogo sobre diferentes temas macroeconômicos considerados relevantes para avançar na coordenação de políticas e no consequente aprofundamento da integração econômica

Fonte: economia.gov.br