Segunda edição da China International Import Expo (CIIE) terá estande institucional do Brasil focado no público visitante, que vai aprender a usar produtos brasileiros em aulas exclusivas
O Brasil está preparando o que tem de melhor e mais abundante em sua indústria de alimentos e bebidas para conquistar o paladar do público chinês. O país, que foi homenageado na edição de 2018 da China International Import Expo, retorna à China em novembro para “treinar o paladar” da população local para as iguarias brasileiras. O Brasil terá um estande nacional no evento, que além de mostrar a potencialidade do setor agrícola para a atração de investimentos estrangeiros, vai levar produtos como pão de queijo, mel, espumantes, açaí e outros para degustações e aulas exclusivas.
Sob responsabilidade da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o estande brasileiro tem espaço para divulgar as opções nacionais de atração de investimentos estrangeiros e local especial para receber 30 pessoas a cada aula-degustação. A exposição dos produtos ficará a cargo dos próprios empresários ou de representantes das empresas brasileiras em território chinês. Entre os produtos selecionados estão aqueles que mais têm aderência e abertura no mercado chinês e que o Brasil tem condição de oferecer em grande escala, dado o imenso público consumidor do país asiático.
O Brasil participa da CIIE neste ano para fortalecer sua imagem como parceiro comercial. O país aposta na articulação institucional para obter sucesso nesta edição do evento, notadamente nos produtos oriundos do agronegócio. Neste ano, a atenção especial vai para o alimento pronto para o consumo, tirando um pouco o foco da produção agrícola e priorizando a imagem de produtos que têm lugar à mesa. Por isso, o estande brasileiro vai sediar ações que possibilitem trabalhar os sentidos da visão, com imagens; e paladar, com as degustações; além de oferecer palestras que acontecerão durante todo o período da feira.
Todos os dias haverá apresentações sobre produtos típicos do Brasil presentes no evento, reforçando sua origem, qualidade e sustentabilidade. “A China é o principal parceiro comercial do Brasil e a presença do país na CIIE 2019 fortalece esse vínculo e a imagem do Brasil como parceiro internacional chinês. Além disso, o estande Brasileiro apresentará oportunidades novos negócios no país, mirando o público de importadores e investidores chineses que circularão pelo evento”, detalha o gerente de Agronegócios da Apex-Brasil, Igor Brandão.
Além de principal parceira comercial do Brasil, a China é uma das economias que mais crescem no mundo: entre 2003 e 2011 chegou a alcançar a taxa média anual de cerca de 10%. Contudo, ultimamente, o país apresenta tendência de diminuição do ritmo de crescimento, que deve permanecer nos próximos dois anos. “Apostamos em conteúdo para que os chineses conheçam melhor o que o Brasil tem a oferecer e se aproximem dos nossos produtos. Já temos presença em diversos eventos no país e estar na CIIE reafirma a importância do mercado chinês para o Brasil”, reforça Brandão.
Empresas no Pavilhão Nacional
- Goola Açaí: Empresa paraense produtora e exportadora de açaí. Dentre seus principais produtos estão a polpa e sobert de açaí, ambos com certificação de orgânicos no Brasil, EUA e UE. Seus produtos são 100% naturais, Zero Glúten, Gorduras e Lactose, Sem Conservantes e Corantes, Rico em Antioxidantes, Vitaminas e Ômegas 6 e 9, Fonte de Fibras.
- Ningbo Kasy: Trading chinesa e representante algumas marcas de bebidas brasileiras. Durante a feira fará palestras de bebidas produzidas no Rio Grande do Sul como Cachaça (Água de Arcanjo), Vinhos e Espumantes (Peterlongo).
- Minasul: A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda – Minasul trabalha em todos os níveis da cadeia produtiva e comercial do café. Possui um escritório na Ásia, a Minasul Asia está presente em Wuxi, China, e Taipei, Taiwan. Apresentará café em grãos torrados, tendo sendo indicado pela BSCA.
- ChinaInvest: Trading graúcha que possui um escritório na cidade chinesa de Shenzhen. Promoverá o mel da empresa gaúcha SP Prospekt, marca Moon Mel.
- Triunfo do Brasil: Empresa paranaense produtora e exportadora de Erva-Mate, com certificação de orgânicos no Brasil, EUA, UE e Japão. Promove produtos a granel, envasados e extratos.
- Maricota: Empresa minera produtora e exportadora de pães de queijo, com uma diversificada linha de produtos congelados.
- Sabor das Índias: Empresa de Campinas (SP) especializada em pimentas gourmet, além de molhos, patês, conservas e geleias de frutas típicas do Brasil, sem a utilização de conservantes.
Outras empresas brasileiras participantes (nomes e localizações)
Carnes
– Marfrig – Hall 8.1 A1-01
– JBS – Hall 8.1 A3 – 08
– Minerva – Hall 8.1 – A01 – 01
Frango, Suínos e Ovos
– ABPA – Espaço Brazilian Chicken – Hall 8.1 – C1-08
Alimentos processados – Hall 8.1
Cory (doces),
Fugo Food (barras de cereal),
Novo Mel,
Sabor das Índias (molhos de pimentas)
Skyline (café).
Programação das Degustações
Nov 5 Tuesday | Nov 6 Wednesday | Nov 7 Thursday | Nov 8 Friday | Nov 9 Saturday | Nov 10 Sunday | |
10:00 AM– 10:45 AM | Inauguration of the Brazilian Pavilion* | Goola Açaí | Sabor das Índias (Spices) | ChinaInvest (Honey | Minasul (Coffee) | Maricota (Cheese Bread) |
11:00 AM – 11:45 AM | Ningbo Kasy (Cachaça) | Ningbo Kasy (Wine and Sparkling Wine) | Triunfo do Brasil (Mate) | ChinaInvest (Honey) | Sabor das Índias (Spices) | |
12:00 PM – 12:45 PM | Minasul (Coffee) | Goola Açaí | Maricota (Cheese Bread) | Triunfo do Brasil (Mate) | Ningbo Kasy (Wine and Sparkling Wine) | |
1:00 PM – 1:45 PM | ChinaInvest (Honey) | Ningbo Kasy (Cachaça) | Sabor das Índias (Spices) | Maricota (Cheese Bread) | Goola Açaí | |
2:00 PM – 2:45 PM | Triunfo do Brasil (Mate) | Minasul (Coffee) | Ningbo Kasy (Wine and Sparkling Wine) | Sabor das Índias (Spices) | Ningbo Kasy (Cachaça) | |
3:00 PM – 3:45 PM | Maricota (Cheese Bread) | ChinaInvest (Honey) | Goola Açaí | Ningbo Kasy (Wine and Sparkling Wine) | Minasul (Coffee) | |
4:00 PM – 4:45 PM | Sabor das Índias (Spices) | Triunfo do Brasil (Mate) | Ningbo Kasy (Cachaça) | Goola Açaí | ChinaInvest (Honey) | |
5:00 PM – 5:45 PM | Ningbo Kasy (Wine and Sparkling Wine) | Maricota (Cheese Bread) | Minasul (Coffee) | Ningbo Kasy (Cachaça) | Triunfo do Brasil (Mate) |
SERVIÇO
CIIE 2019
Data: 05 a 10 de novembro
Local: National Exhibition and Convention Center, Xangai
Pavilhão Institucional: 5.2 código C3
Mais informações
(61) 2027.0775
imprensa@apexbrasil.com.br
Fonte: portal.apexbrasil.com.br