Reunião, liderada pela Secretaria de Comércio e Serviços, reforçou importância do Fórum de Competitividade do Varejo
Brasília (28 de setembro) – Representantes de entidades do varejo nacional se reuniram nesta quinta-feira (28), em Brasília, para avaliar o andamento da agenda convergente do setor e as novas propostas de discussões entre governo e empresas privadas.
O debate aconteceu durante a 11ª Reunião do Fórum de Competitividade do Varejo, liderado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e que foi presidido, na ocasião, pelo secretário de Comércio e Serviços, Marcelo Maia.
Os participantes do Fórum e a Secretaria do MDIC comemoraram conquistas recentes como a modernização trabalhista, a assinatura do Decreto que reconhece a atividade supermercadista como essencial e a extensão do prazo para que as empresas se adequem a liquidação centralizada das ordens eletrônicas de débito e crédito. O prazo foi estendido para 28 de setembro do próximo ano. A medida regulamentada pelo Banco Central atingia empresas de varejo, principalmente aquelas com modelo de negócio de atuação via marketplaces que atuam como prestadores de serviços de pagamento (subcredenciadores).
Outro ponto em destaque foi a agenda de varejo no comércio eletrônico. O secretário comemorou a assinatura do memorando de entendimento com a China. “Esse memorando foi assinado pelo nosso ministro Marcos Pereira em setembro, durante encontro do BRICS, e prevê, dentro do plano de ações, a troca de experiências entre os dois países, para maior integração e intercâmbio no comércio eletrônico”, lembrou Maia. Segundo o secretário, o setor empresarial do varejo também terá muito a agregar com esse entendimento com a China.
Plano Progredir
Lançado na última terça-feira (26), o Plano Progredir também esteve na pauta da reunião. O objetivo de inserir esse tema dentro das discussões do Fórum é para que o setor varejista possa contribuir e levar subsídios para que o Progredir seja inserido na realidade de contratação no varejo.
O Plano Progredir é um conjunto de ações que visa facilitar o acesso das pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), a oportunidades de emprego e renda. O Plano foi instituído pela Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O secretário-executivo do MDIC, Marcos Jorge de Lima, assinou protocolo de intenções com o setor privado para colaborar com o desenvolvimento e aperfeiçoamento do Progredir.