Ações do MDIC para o fortalecimento do varejo são destacadas em evento

Ações do MDIC para o fortalecimento do varejo são destacadas em evento
Secretário Marcelo Maia participou da abertura do maior evento do setor da América Latina

 

Brasília (29 de agosto) – O secretário de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcelo Maia, participou, na manhã dessa terça-feira, em São Paulo, do Latam Retail Show, o evento de varejo de maior destaque na América Latina. Durante a abertura, Maia reforçou que as ações do MDIC “buscam a melhoria global do ambiente de negócios do Brasil e atuam para estimular a geração de renda, empregos e o crescimento sustentável da economia”.

De acordo com o secretário, o setor de comércio representou 12,5% do PIB brasileiro em 2016 e respondeu por 23% das carteiras assinadas em junho de 2017. Ele ressaltou pesquisa a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, que mostrou, em junho, um crescimento de 1,2% das vendas do varejo em relação a maio e de 2,5% do varejo ampliado, que inclui autos, motos e material de construção no mesmo período. “Se olharmos os dados de 2016 e 2017, esta é a terceira alta mensal consecutiva. Estamos certos de que o período de recessão enfrentado por este setor começa a ficar no passado”, afirmou.

Maia também citou ações do ministério que visam fortalecer a competitividade do comércio e dos serviços, como o Fórum de Competitividade do Varejo. “Regularmente, nas reuniões do Fórum, as principais entidades representativas do comércio discutem temas prioritários do setor, como a desburocratização e simplificação de normas, o fortalecimento do comércio eletrônico, o estímulo a novos meios de pagamento e o fomento à inovação”, explicou.

O secretário considerou importantes avanços para o varejo a modernização da legislação trabalhista, aprovada este ano pelo Congresso Nacional, e a lei sobre terceirização. De acordo com ele, a interação da SCS com o setor produtivo também levou o MDIC a apoiar relevantes pleitos do setor de varejo, como a regulamentação da lei sobre diferenciação de preços, que impõe o pagamento de valores diferentes por um produto, em função do prazo ou do meio de pagamento utilizado.

O Latam Retail Show é o mais qualificado evento para o varejo, franchising, e-commerce e shopping centers da América Latina e reúne conteúdo de relevância estratégica com uma ampla área de exposição de fornecedores de produtos e serviços que apresentam soluções e favorecem o networking e a efetivação de negócios. O evento, com mais de 12 mil inscritos, acontece até quinta-feira em São Paulo.

 

Fonte: mdic.gov.br

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