ANEXO IV DO CONVÊNIO ICMS 38, DE 30 DE MARÇO DE 2012
(Alterado pelo Anexo IV
pelo Conv. ICMS 135/12, DOU 20/12/2012, efeitos do
Ato Declaratório Confaz nº01, DOU 01/08/2013).
LAUDO DE AVALIAÇÃO AUTISMO (Transtorno Autista e Autismo Atípico) |
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Serviço Médico/Unidade
de Saúde: ___________________________________ |
Data: _______/_______/_______ |
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IDENTIFICAÇÃO DO
REQUERENTE E DADOS COMPLEMENTARES |
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Nome: |
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Data de Nascimento:
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Sexo:
Masculino |
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Feminino |
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Identidade nº |
Órgão Emissor: |
UF: |
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Mãe: |
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Pai: |
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Responsável (Representante legal): |
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Endereço: |
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Bairro: |
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INSTRUÇÕES DO ANEXO IV
AUTISMO
(Transtorno Autista e Autismo Atípico)
Critérios Diagnósticos. (baseado no DSM - IV - Manual Diagnóstico e Estatístico de
Transtornos Mentais e na Classificação Internacional de Doenças - (CID 10)
I -
TRANSTORNO AUTISTA (F 84.0)
Preenchimento do Eixo A e B
Eixo
A - Preencher um total de seis ou mais dos seguintes itens observando-se os
referenciais mínimos grifados para cada item, ou seja:
(1) Comprometimento qualitativo da interação
social, manifestado por pelo menos dois dos seguintes aspectos:
- comprometimento acentuado no uso de
múltiplos comportamentos não-verbais, tais como contato visual direto,
expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social;
- fracasso em desenvolver relacionamentos
com seus pares apropriados ao nível de desenvolvimento;
- ausência de tentativas espontâneas de
compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (p.ex. não
mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse);
- ausência de reciprocidade social ou
emocional;
(2) Comprometimento qualitativo da comunicação,
manifestado por pelo menos um dos seguintes aspectos:
- atraso ou ausência total de
desenvolvimento da linguagem falada (não acompanhamento por uma tentativa de
compensar por meio de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou
mímica);
- em indivíduos com fala adequada,
acentuado comprometimento da capacidade de iniciar ou manter uma conversa;
- uso estereotipado e repetitivo da
linguagem idiossincrática;
- ausência de jogos ou brincadeiras de
imitação social variados e espontâneos próprios do nível de desenvolvimento;
(3) Padrões restritos e repetitivos de
comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos
seguintes aspectos:
- preocupação insistente com um ou mais
padrões estereotipados e restritos de interesse, anormais em intensidade ou
foco;
- adesão aparentemente inflexível a rotinas
ou rituais específicos e não funcionais;
- maneirismos motores estereotipados e
repetitivos (p.ex., agitar ou torcer mãos e dedos ou movimentos complexos de
todo o corpo);
- preocupação persistente com partes de
objetos.
Eixo
B - Atrasos ou funcionamento anormal em pelo menos umas das seguintes
áreas, com início antes dos três anos de idade: (1) interação social, (2)
linguagem para fins de comunicação social ou (3) jogos imaginativos ou
simbólicos.
II -
AUTISMO ATÍPICO (F 84.1)
No autismo atípico o desenvolvimento
anormal e/ou comprometimento pode se manifestar pela primeira vez depois da
idade de três anos; e/ou há anormalidades demonstráveis insuficientes em uma ou
duas das três áreas de psicopatologia requeridas para o diagnóstico de autismo
(a saber, interações sociais recíprocas, comunicação e comportamento restrito,
estereotipado e repetitivo) a despeito de anormalidades características em
outra (s) área(s).
Para o diagnóstico de Autismo Atípico,
os critérios sintomatológicos são semelhantes aos do Transtorno Autista, ou
seja: desenvolvimento anormal ou alterado manifestado na primeira infância nas
seguintes áreas do desenvolvimento: interações sociais, comunicação e
comportamento. Porém pode apresentar-se com menor grau de comprometimento e ou
associado a outras condições médicas.
a) é necessária a presença de pelo menos um
critério sintomatológico para os itens da área do comportamento qualitativo de
interação social
b) comprometimento qualitativo da interação
social, manifestado pelos seguintes aspectos:
- comprometimento acentuado no uso de
múltiplos comportamentos não-verbais, tais como contato visual direto,
expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social;
- fracasso em desenvolver relacionamentos
com seus pares apropriados ao nível de desenvolvimento;
- ausência de tentativas espontâneas de
compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (p.ex. não
mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse);
- ausência de reciprocidade social ou
emocional.
c) pode haver ausência dos critérios
sintomatológicos em uma das áreas da comunicação e/ou de padrões restritos e
repetitivos de comportamento, interesses e atividades;
d) o início
dos sintomas pode se manifestar até os cinco anos de idade.